sábado, 23 de junho de 2012

DIA DA LEITURA NA ESCOLA FRANCISCA MONTEIRO





Toda criança em idade de estudar tem direito de estar em liberdade de brincar e de estudar. A Escola Francisca Monteiro em 2012 trabalhou, junto com as suas crianças as leis que regem a legalidade de seus direitos através do PROJETO PETECA. Crianças que são exploradas para o trabalho infantil serão denunciadas pelas autoridades presentes ou por quaisquer pessoas da comunidade avisada. Elas trabalharam o tema por meio de cartazes que divulgassem o assunto, de forma consciente e punitiva. Uma criança nasce não para ser explorada fisicamente e sim para ter o direito de ter a liberdade de se desenvolver por meio de suas habilidades. Uma das questões mais alarmantes é que quando ela se serve do seu corpo para ser explorado no trabalho ela não é cuidada e nem orientada para estudar e o estudo está acima de todas as outras situações de castigo pelas quais uma criança possa vir a passar.
Criança que estuda tem maior liberdade de brincar, de ler, de fazer amigos, de cultivar relações de amizade entre os demais do seu meio social, dando ênfase à leitura, ela consegue sonhar alto e realizar atitudes que, não estudando, a mesma tende a atrofiar sua infância e consequentemente, torna-se uma adulta precoce, cheia de traumas e vazia de sonhos. E, foi pensando na questão ligada ao estudo que nossa escola promoveu o DIA DA LEITURA na escola. Nesse dia, muitos foram os momentos realizados e todos leram e liam tudo o que víam pela frente, desde cartazes prontos a livros de historinhas infantis. Quem eram os leitores? Desdes os pequenos aos grandes, incluíndo as mães de alguns pimpolhos, todos líam e leram, para dar o bom exemplo. Ficou sensacional este momento, cada grupo de leitura se dividiu de forma organizada para evitar tumulto, pois ler é uma ação que exige concentração e silêncio.
Este acontecimento está se tornando uma prática repetitiva em nossa escola da qual as crianças gostam, pois é durante este momento, que eles conseguem ganhar a autonomia de reproduzir com suas próprias palavras seus sentimentos e compreenções leitoras e de mundo. Ainda é por meio da leitura que nossos alunos conseguem mostrar-se independentes, ávidos de conhecimentos e ansiosos para mostrarem mudanças em seu comportamento, apresentando atitudes de solidariedade e de justiça. É, portanto, a partir do conhecer novos mundos que os mesmos ativam o cognitivo, tornando-se seres melhores e felizes.













































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