quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MENSAGEM EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR

Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sertir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...

FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!!

domingo, 16 de outubro de 2011

A PÁSCOA DA FAMÍLIA FRANCISCA MONTEIRO EM 2011

A Páscoa na Escola Francisca Monteiro de Oliveira foi cheia de significados que levaram os alunos a apresentarem de forma viva e real a encenação de Nosso Senhor Jesus Cristo e toda passagem bíblica referente ao sofrimento e morte do filho de Deus. As crianças deram o seu melhor para fazerem esta apresentação com a ajuda dos grupos gestor, de professores e funcionários da escola.
Não temos palavras para explicar o quão e maravilhoso ficou este momento. Todos bem concentrados, organizados e participativos mostraram sua capacidade de atuação cênica, saindo do mero ritual de comemoração escolar de todos os anos que não passam apenas e somente de darmos aos alunos as orelhinhas de coelho e oferecemos a eles os alimentos que simbolizam a páscoa.Neste ano de 2011, fizemos o diferente, trouxemos para a escola o verdadeiro significado da páscoa por meio da performance ensaiada por cada aluno atuante e eis o resultado, registrado nestas fotos. Proporcionamos aos alunos a vivência bíblica, para internalisar nelas a história religiosa, espiritualizando-as, de forma que estas mesmas crianças pudessem adquirir, pelo menos, noções a respeito do tema e carregassem para seus lares novas posturas de como administrar a sensibilização cristã, bem como, tê-la consigo em suas vivências sociais, seja na escola, seja nas ruas, em outras cidades etc. Enfim, esse momento encheu-nos os olhos de fortes emoções que perpassaram os muros da escola, chegando até às famílias de nossos alunos e temos a mais absoluta certeza de que o que eles vivenciaram como autores conseguiram transformar-se a si mesmos, levando consigo a certeza de que aprenderam muito com estas vivências.
















































sexta-feira, 14 de outubro de 2011

GRAFITAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

As crianças da educação infantil tiveram um dia diferente na escola. Todos equipados com tintas e pincéis conseguiram mostrar seus talentos artísticos no muro da escola. Cada um queria mostrar sua arte do seu jeito e assim o fizeram. Pôde-se notar o entusiasmo dessa gente pequena por estarem em liberdade de expressão, soltando sua inspiração, desenhando sua imaginação, seu pensamento e seus sonhos coloridos. Nenhum adulto é capaz de imaginar o que se passa em suas cabecinhas neste momento e só quem consegue adentrar a imaginação desses pimpolhos é a própria arte, o saber correr com um pincel na mão, o saber colorir de toda cor bonita, o saber criar imagens da alma. Como são sabidas em tão tenra idade, imagina quando crescerem. Será que serão pintores ou desenhistas? Talvez nem uma coisa nem outra. Quem sabe se essa atividade não seja apenas o pontapé inicial do desenvolvimento intelectual para consolidar e armazenar saberes dantes ensinados e aprendidos para descobrirem deus dons e suas futuras carreiras profissionais? O que nos importa neste momento é sabermos que eles estão muito ocupados, utilizando suas mentes e suas energias, cultuando uma paz interior e fazendo cultura. Que líndo!!!!
Já pensaram no resultado dessa magnífica e esplêndida atividade proporcionada pela tia Eliete, sua professora regente? Muita sujeira de tinta para se limpar a começar pelas mãozinhas que sujam e estão sujas, os pincéis, as roupas, tintas que se misturam, tintas que se derramam. Mas no final, tudo ficou lindo!!!






















terça-feira, 11 de outubro de 2011

BRINQUEDOTECA É CULTURA E DIVERSÃO

Diversão é a palavra mais apropriada para representar a brinquedoteca, mais um incentivo da secretaria do município de Horizonte às crianças matriculadas no ensino fundamental I, cujo resultado esperado é a aprendizagem do saber criar e inventar com a criatividade e com a imaginação. As fantasias nunca se esvaiem das cabeças dos pequenos quando estão concentrados nas diversas brincadeiras de faz-de-conta na brinquedoteca. Vão desde o simples se fantasiar de bichinhos à contação de historinhas do mundo infantil. Os jogos são ferramentas interativas para mediar situações da realidade, dentre elas o saber competir para perder ou ganhar. Fotos são necessárias para marcar o acontecimento e animar a criançada com suas diversas poses. As tias que as acompanham também fazem parte do mundo encantado das crianças na hora de vestir-se como elas ou simplesmente utilizar um chapéuzinho diferente. Sorrisos não faltam neste momento porque tudo vira animação. A turma é mesmo agitadinha e cheia de energia e tudo isso provém de uma aula que é diferente, pois na brinquedoteca, há um mundo extra-escola, mundinho este que é proporcionado pelos funcionários que lá se encontram para tornar as crianças mais crianças, mais energizadas, mais pequenininhas, mais escutadoras de historinhas, mais mágicas, mais puras, mais felizes. A escola Francisca Monteiro de Oliveira, agradece à secretaria da educação por este momento único. Nossas crianças merecem!!!!!!




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PALAVRAS DE REFLEXÃO


" O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis" - Fernando Pessoa

Não há como comparar a capacidade de trabalho dessa pessoas que aqui estão e que fazem a Francisca Monteiro de Oliveira a escola e família que é. Não há explicação para os momentos que ocorrem na nossa escola, cada qual mais importante que os outros, não há explicação na intensidade do saber amar das nossas colegas de trabalho e que vestem a camisa da nossa escola.